Cabelo

Sulfato, silicones, parabenos... por que evitamos?

22 Setembro, 2020

Você já leu ou se deparou com alguém falando que determinado produto capilar é liberado, clean ou livre? Sabe qual é o efeito que sulfatos, parabenos e silicones podem causar? A gente te explica tudo!

O sulfato é um ingrediente muito comum na composição de shampoos e sabonetes para a formação da espuma. No entanto, essa substância faz uma limpeza mais agressiva, ou seja, além de remover a sujeira dos fios e do couro cabeludo, pode causar o ressecamento e a perda da oleosidade natural da fibra capilar, principalmente em pessoas de cabelo crespo e cacheado. Por outro lado, entendemos a importância que o sulfato possui na história cosmética, e que esse tipo de ingrediente é adequado para propostas anti-resíduos, por exemplo. 

O Shampoo GE Beauty foi desenvolvido para uso diário e é livre de qualquer tipo de sulfato, mas mesmo assim tem uma espuma abundante, cremosa e, o mais importante: não-agressiva ao fio. Sua fórmula contém murumuru e tensoativos suaves, responsáveis por promover a limpeza do couro cabeludo e dos fios de forma mais amigável para o dia a dia.

E o silicone? Substância derivada do petróleo, é utilizado para dar brilho, reparar as pontas e lubrificar a fibra capilar. No entanto, seu uso a médio prazo pode causar um efeito denominado “build up”, quando o silicone passa a formar uma barreira cada vez mais espessa no fio, dificultando a absorção dos nutrientes e deixando o cabelo sem vida, sem movimento e mais difícil de pentear.

Para substituir o silicone a partir de fórmulas mais avançadas e sustentáveis, o Shampoo, a Máscara Condicionadora e o Finalizador Leave-in GE Beauty são formulados com um ativo à base de crambe, óleo de girassol e óleo de abacate, 100% biodegradável. Este ativo forma uma película natural na fibra capilar que proporciona brilho, maciez e penteabilidade sem acumular resíduos!

Composições com petrolatos e seus derivados, como os óleos minerais, vaselinas e parafinas, também não são utilizadas nas formulações da linha GE Beauty. Por também serem oriundos do petróleo, esses produtos causam impactos negativos ao meio ambiente, já que não são biodegradáveis.

Já os parabenos são conservantes químicos utilizados para prevenir o crescimento de fungos e bactérias em produtos cosméticos. Segundo estudos clínicos, alguns tipos de parabenos podem provocar alergias, irritações e sensibilidades na pele. Na GE Beauty, são utilizados conservantes de origem 100% natural formulados à base de xilitol.

Por fim, os corantes! Em contato com a pele, eles podem causar alergias e dermatites. Para diminuir essa probabilidade e garantir fórmulas mais limpas, GE Beauty optou por não adicionar cor artificial a sua formulação.

Com o avanço da ciência e da tecnologia, hoje é possível obter alternativas mais sustentáveis e amigáveis ao cabelo e à pele. Por isso, a linha completa da GE Beauty escolheu não utilizar essas substâncias! Estendemos esse cuidado aos nossos Boosters Antioxidante, Fortificante, Hidratante e de Definição, que possuem uma composição super concentrada em óleos, extratos vegetais e moléculas químicas não-prejudiciais.

Clique aqui para conhecer a linha completa.

Redação GE Beauty