Comportamento

Meditação mindfulness: o que é e como praticar?

02 Setembro, 2020

Às vezes, você tem aquela sensação de que o mundo está caminhando em um ritmo tão acelerado que fica difícil acompanhar tudo? Com tanta informação e telas diferentes, a gente sabe o quanto é difícil se concentrar plenamente em uma tarefa.

Mas fica calma, vai ficar tudo bem! Talvez seja hora de começar a olhar para si com mais atenção. Muitas vezes, estamos presos ao passado ou planejando o futuro loucamente. Esses estímulos fazem com que a gente se esqueça do presente, além de desencadear estresse e ansiedade, prejudicando o bem-estar e afastando a nossa felicidade.

As práticas da meditação mindfulness - ou seja, quando sua mente está completamente atenta ao que está acontecendo, ao que você está fazendo e ao espaço que está ocupando -, têm se tornado tendência e vem para nos ensinar a cuidar dessa questão. Deixar de lado sentimentos anteriores que não te fazem bem é um ato de amor por você mesma.

O mindfulness sugere que você realize atividades que te conectem com o seu pensamento. Isso não é sobre encontrar um hobby, e sim, desenvolver mecanismos para nutrir o corpo e mente. A primeira dica que temos para te dar é: não torne isso uma obrigação, pois se não, será mais uma tarefa em meio a tantas que você já tem. Precisa ser algo fluido, que te liberte das questões negativas e permita que você seja sua prioridade.


Comece escutando o seu corpo. Às vezes, dores e o cansaço excessivo podem ser reflexos de uma mente cansada. Procure dar um primeiro passo. Durante sua jornada de trabalho, que tal reservar 3 minutos para fechar os olhos e prestar atenção apenas na sua respiração? Criar esse costume pode te ajudar a descansar a mente e melhorar sua concentração.

Você também pode aproveitar um hábito que já faz parte da sua rotina para treinar esse momento de pausa: a hora do banho! Sinta a água deslizando pelo seu corpo, os aromas do ambiente e esqueça o mundo por alguns minutos. Aproveite o momento do banho para criar seu próprio ritual de autocuidado e conhecer mais sobre o seu cabelo, por exemplo. A linha GE Beauty oferece infinitas possibilidades de customização para que você possa tratar seus fios com base no que você precisa de acordo com sua rotina.


Camila Coutinho, digital influencer e idealizadora da GE Beauty, é uma das adeptas do mindfulness durante o banho: "um dos únicos momentos do dia em que nos permitimos ficar completamente off-line é a hora do banho. A água limpa, purifica e relaxa. Nós merecemos esse tempo sendo nossa própria companhia, é muito importante!” reflete. Ela ainda enxerga nessa prática uma oportunidade perfeita de afirmação de autoestima e personalidade. Para Camila, essas questões só́ são bem construídas na base do autoconhecimento, ou seja: quando estamos prestando atenção em nós mesmos.

Mas não tenha pressa. Vá aplicando essas práticas no seu tempo e do seu jeito. O mais importante é sempre se escutar e se respeitar. Assim, você vai entender, por exemplo, que dizer não em situações tóxicas, é libertador. E isso, é um presente seu para você mesma!

Redação GE Beauty

Leia também